Artigos

Um Dia Pela Vida

No pretérito dia 20 de Maio, o Centro Cívico do Estreito da Calheta acolheu a Abertura Oficial do Projeto “Um Dia Pela Vida” promovido pelo Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“Um Dia Pela Vida” é uma iniciativa no âmbito de um programa internacional da Sociedade Americana contra o Cancro (American Cancer Society) que envolve mais de 30 países, incluindo Portugal. Na Região teve início em 2009, no Município do Funchal. Agora é a vez do Município da Calheta que acolhe a 11.ª edição deste projecto.

Os objetivos anunciados são:

1.  Mudar a atitude da comunidade e de cada um de nós face à doença - cancro não é necessariamente morte.

2. Educar e informar. A prevenção é o caminho para a cura.

3. Angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A apresentação feita pelo Dr.Hugo Gaspar, médico especialista do SESARAM, colaborador da Direção Clínica para a Universidade da Madeira, onde lecciona, como Assistente convidado, presidente da assembleia geral e Director Clínico do Núcleo Regional da Liga, cargo que ocupou em substituição do Dr. Pedro Ramos, foi esclarecedora para os objetivos deste projecto e demonstrativa do esforço e dedicação dos profissionais de saúde, nesta área em especial.

Muitos conhecem ou sabem ou ouviram falar que “alguém” está com um cancro, ou pode estar com um cancro, ou pode vir a ter cancro. O “alguém” pode ser um familiar, um best friend, um amigo próximo ou um amigo distante, um colega do trabalho, o familiar do colega de trabalho, o chefe, o familiar do chefe, o vizinho do piso de cima, um professor da escola do filho, um colega da escola do filho, pode ser também o enfermeiro/a ou o/a médico/a… enfim infelizmente toca a todos.

Os minutos iniciais de quem ouve uma notícia destas são inenarráveis. Os dois testemunhos ouvidos naquela tarde revelaram o quão fortes têm de ser as mães, os pais, os filhos, os “best friend” e mais do que tudo, os próprios.

E quão importantes são os médicos e enfermeiros que estão naquele momento, em que o mundo parece desabar. É isto!

O Serviço Público de Saúde da Madeira é feito nos serviços de urgência, na inexcedível resposta dos profissionais às enchentes no serviço de urgência central (a atingir quase os 400 atendimentos/24 horas nestes últimos dias); aos contextos de excepção (cheias, incêndios, acidentes multivítimas e pandemia).

É feito na realização de cirurgias complexas que, não há muitos anos, seriam impensáveis no (velhinho) Hospital Novo da Cruz de Carvalho.

É feito nos diversos serviços de especialidades hospitalares e no trabalho de proximidade do médico de medicina geral e familiar, seja ou não, o “médico de família”.

É feito nos milhares de atos diários da enfermagem. O/A Enfermeiro/a que está nas horas antes do nascimento, no esforço para promover a amamentação, na administração das vacinas ao recém nascido até ao tratamento de feridas nas VD´s (visitas domiciliárias) ao avó. Quem não conhece estes factos de vida?

É feito por médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, psicólogos, nutricionistas, todos os que estão dedicados a tratar de quem está com cancro, mas também todos os que estão envolvidos nas campanhas de rastreio.

É feito tanto, que parece pouco, quando de forma quase redutora transformamos tudo em números.

O hino do projecto “Um dia pela vida” foi criado pela Universidade Sénior de Machico, em 2011, orientado pela Professora Ana Gil e musicado pelo Professor João Mancelos, e era então presidente da Junta de Freguesia de Machico, Ricardo Sousa, actual Presidente do Núcleo Regional da Liga.

Naquela tarde, o hino interpretado majestosamente pela Cláudia Sardinha, com os “The Grumpies” ecoou ao ouvido o acervo de emoções que ali foram partilhadas.

“… neste grande abraço fraterno, queremos dar as mãos.

A união faz a força

a coragem e a determinação.

Todos juntos

Com esperança de vencer

porque a vida é tao bela e vale a pena

Vale a pena viver.”

(nota. No próximo dia 15 de junho, decorrerá na Calheta, um jantar musical de angariação de fundos. Os interessados podem contactar pelos emails [email protected]  ou [email protected] ou telefones 291 236 597 ou 926 959 144.)