5 Sentidos

Galeria Anjos Teixeira promove exposição sobre José Saramago

None
Foto: DR

'Estudo para um Saramago' é o nome da exposição de desenhos, sobre o escritor José Saramago, que a Galeria Anjos Teixeira vai promover, na próxima terça-feira, 21 de Junho, pelas 19h00.

Este ano é comemorado o centenário do nascimento do escritor e, no âmbito daquele que é, para a Galeria Anjos Teixeira, a temática central  - a 'diáspora'-  a exposição realiza-se através de desenhos de Francisco Simões, que regista traços que identificam o autor e marcam a obra do Prémio Nobel da Literatura de 1998.

A exposição estará aberta ao público na Galeria Anjos Teixeira até ao próximo mês de Agosto.

A Galeria Anjos Teixeira, através desta exposição, aborda "Saramago naquela que é a sua linguagem sobre a insularidade distante e na gramática que detalha as vivências da diáspora. Nesta perspectiva os desenhos, que pelas mãos de Francisco Simões integram estudos para um Saramago, trazem referências à diáspora e à insularidade como condição de criação cultural", explica o comunicado enviado pela Galeria.

Deste modo, o 'Estudo para um Saramago' é uma "incursão no universo da criação cultural e no legado cultural de José Saramago".

Através da obra de Saramago, ' A Bagagem do Viajante', é possível dizer que os sinais que a cultura vai deixando através dos tempos são para os novos viajantes "os roteiros, as bandeiras, as cartas de marear, os sinais de trânsito, as bússolas", mas também os "segredos" por onde viajar, refere a Galeria Anjos Teixeira.

E é nesta perspectiva que os desenhos de Francisco Simões eternizam livros e versos célebres que se vão transmitir através das idades e ao longo do tempo.