Madeira

PCP em acção para combater a precariedade e valorizar os salários

None

O PCP realizou hoje, uma acção de contacto com a população para afirmar a necessidade de valorizar os trabalhadores do sector da hotelaria e similares e os seus salários, assim como combater a precariedade e os horários desregulados do sector.  

No decurso da iniciativa o deputado do PCP, Ricardo Lume prestou as seguintes declarações: “O PCP considera que não só é possível como necessário combater a precariedade laboral, valorizar salários, assim como garantir horários de trabalho que sejam compatíveis com a vida pessoal dos trabalhadores do sector da hotelaria e similares.

Ao longo dos últimos meses são várias as notícias que apontam para o crescimento da actividade turística na Região, o próprio Secretário Regional do Turismo e Cultura afirma que este é o melhor ano para o sector dos últimos 200 anos, os dados mais recentes apontam para um crescimento na ordem dos 30% em relação a 2019.

Também ouvimos alguns empresários afirmar que faltam trabalhadores no sector da hotelaria.

Se de facto existe necessidade de trabalhadores no sector por que razão grande parte dos trabalhadores com vínculo precário não veem o seu contrato de trabalho renovado?

Se faltam trabalhadores no sector por que razão as novas admissões são feitas com base em contratos a termo?

A precariedade laboral é factores de instabilidade na vida dos trabalhadores e é uma das causas que faz com que bons profissionais do sector procurem outras áreas de trabalho com maior estabilidade, pois muitos estão há mais de 15 anos em situação de precariedade laboral e sem estabilidade para si e para a sua família.

 Os trabalhadores do sector do turismo e similares são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do sector na Região e os principais embaixadores da Madeira junto de quem nos visita. Por isso a dignificação do trabalho, o aumento justo dos salários, e a estabilidade laboral combatendo a precariedade e os horários desregulados, são matérias decisivas para mantermos a nossa Região como um dos melhores destinos do mundo para visitar e passar férias, mas também garantir melhores condições de vida a quem trabalha na nossa terra.”