Mundo

Wall Street fecha em alta nítida mas pessimismo continua predominante

None

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em nítida alta, depois de o brutal recuo da semana passada ter criado espaço para isso, mas o pessimismo continua a predominar entre os investidores.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 2,15%, para os 30.530,25 pontos, o tecnológico Nasdaq progrediu 2,51%, para as 11.069,30 unidades, e o alargado S&P500 ganhou 2,45%, para as 3.764,79.

"Qualquer que seja o parâmetro que se examine, o mercado tinha baixado demasiado e era o momento de uma recuperação", considerou Quincy Krosby, de LPL Financial.

Para esta analista, o movimento foi acentuado pelos operadores que tinham apostado na baixa das cotações e que compraram para se resguardar.

Mas, adiantou, "a questão é saber se esta recuperação é a boa?", referindo-se a um possível arranque do mercado, que teria batido no fundo.

A julgar pelo volume de trocas de hoje, um dos mais fracos do início do ano, depois de um dia feriado, falta a convicção e os investidores são pouco numerosos a irem ao mercado.

"Será que as pessoas querem assumir riscos agora, sem saberem se a Fed (banco central dos EUA) vai conduzir-nos para uma recessão ou se as empresas vão rever em baixa as suas previsões?", questionou-se Quincy Krosby.

Durante um discurso, na terça-feira, o presidente do banco da Fed em Richmond, no Estado da Virgínia, defendeu a lógica de um arrefecimento económico provocado pelo banco central, estimando que uma recessão poderia ser evitada.