Mundo

Wall Street fecha em alta apesar de preocupações no comércio retalhista

None

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta, a recuperar de perdas recentes, após um início de sessão perturbado pelas más notícias das previsões trimestrais da retalhista Target.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 0,080%, para os 33.180,14 pontos, e o alargado S&P500 progrediu 0,95%, para as os 4.160,68. Já o tecnológico Nasdaq avançou 0,94%, para as 12.175,23 unidades.

O dia começou complicado em Wall Street com a Target anunciar um plano de redução de stocks, para o que reduzir preços, e cancelamento de pedidos, que vai afetar em particular o seu desempenho no atual trimestre.

As ações da Target fecharam em baixa de 2,27%, arrastando consigo outras cadeias do comércio retalhista, como a Walmart (-1,24%) e a Home Depot (-0,67%).

Não obstante, os investidores decidiram-se a pôr dinheiro no mercado acionistas em vez do obrigacionista, em particular na dívida pública, o que fez descer o rendimento das obrigações do Tesouro dos EUA a 10 anos para baixo dos três por cento.

Os investidores estiveram ainda na expetativa de ouvir a secretária do Tesouro, Janet Yellen, que, em declarações no Congresso, admitiu que a inflação vai continuar elevada.

"As taxas (de juro) a subir e o crescimento económico a arrefecer não são um ambiente de suporte para os investidores, pelo que é improvável que os rendimentos das ações ou das obrigações se venham a comparar aos dos últimos dois anos", antecipou Gargi Chaudhuri, que lidera a estratégia de investimento da iShares, BlackRock, nas Américas, em um relatório. A investidora, por outro lado, não está à espera que os EUA entrem em recessão.