Coronavírus 5 Sentidos

Livro de Paula Castanho apresentado esta tarde na Assembleia Legislativa

A obra da jornalista da SIC que viveu na Madeira retrata o sofrimento e a angústia ditada pelo isolamento de sete jovens que, devido aos diversos problemas de saúde, estiveram internados durante vários meses durante a pandemia da covid-19

None Ver Galeria

Foi esta tarde apresentado, na Madeira, o livro ‘Sonhos, Dor e Tanto pela Frente’, da jornalista da SIC Paula Castanho. A obra reúne os relatos de sete jovens que se viram privados das relações sociais, tão fundamentais nesta fase da vida, devido a problemas de saúde de vária ordem que ditaram o seu internamento prolongado, durante a pandemia da covid-19.

A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, contou com as leituras de Dora Pereira, psicóloga, professora e directora do Departamento de Psicologia da Universidade da Madeira, e de Rubina Leal, vice-presidente do parlamento regional.

Na ocasião, José Manuel Rodrigues enalteceu a importância da publicação trazida a público no mês passado e aproveitou a ocasião para mostrar o seu desagrado pelo facto de a chamada ‘lei da Eutanásia’ não ter sido objecto um mais amplo debate na sociedade portuguesa antes da sua aprovação na Assembleia da República, sobretudo perante o ‘chumbo’ das diferentes ordens profissionais que foram ouvidas no decorrer do processo.

Sobre o livro que passa a estar, também, disponível na Madeira, Rubina Leal diz ser um texto que leva a “sentir e a conhecer a energia que move estas meninas e meninos que passam por internamentos hospitalares prolongados”, cujas histórias levam a uma reflexão sobre “o verdadeiro sentido da vida”.

Já Dora Pereira colocou a tónica na resiliência que tem marcado a experiência de vida destes sete jovens. "Quando olhamos para estas histórias, este é o primeiro conceito que surge", notou, realçando a capacidade das pessoas, perante a adversidade, de ultrapassarem os obstáculos e retomarem a normalidade possível. 

O momento contou com dois apontamentos musicais, da responsabilidade de um quarteto de músicos que fazem parte da Orquestra Clássica da Madeira.