Madeira

Muitas pessoas não falam ao médico nos problemas com cabelo e unhas

Madeira acolhe primeiro encontro do Grupo Português de Tricologia e Onicologia

None Ver Galeria

Em Dermatologia, como na generalidade das demais áreas da Medicina, o factor tempo é determinante no sucesso dos tratamentos ou na simples paragem da evolução das doenças. Por essa razão, é um problema a constatação de que muitas pessoas não referem aos seus médicos de família os problemas que têm ao nível das unhas e/ou do cabelo.

A constatação, em tom de alerta, é de Rubina Alves, secretária-geral do Grupo Português de Tricologia e Onicologia. Esta é uma subespecialidade da Dermatologia, que se dedica às patologias (doenças) do cabelo e das unhas.

O Grupo promove, durante o dia de hoje, no Hotel Melia Mare, no Funchal, o seu primeiro encontro nacional, numa organização com o apoio do Serviço de dermatologia do SESARAM. Um encontro que, segundo Rubina Alves, tem a participação de especialistas nacionais e internacionais, nomeadamente do Estados Unidos da América, da Alemanha e da Polónia. Pessoas que publicam estudos científicos, na área em apreço. Por isso, dão corpo a uma oportunidade para os participantes ficarem a par do conhecimento mais recente.

A dematologista, que exerce no SESARAM, diz que, nos anos mais recentes, o conjunto de medicamentos para enfrentar os problemas capilares e das unhas teve um crescimento exponencial, fruto de intensa investigação, mas que, em simultâneo, também cresceram muito as patologias.

Um diagnóstico precoce e uma indicação terapêutica adequada podem evitar males maires. No caso do cabelo, quando está em causa a perda, desde que o cabelo não perca a capacidade de voltar a crescer, é possível parar ou reverter o processo, sem recurso ao transplantes que é um tratamento de fim de linha. 

O essencial é, perante qualquer problema, referirem ao médico assistente, que saberá tratar e/ou encaminhar para um especialista.

Na sessão oficial de abertura do encontro, que decorreu ao início desta tarde, participaram, além dos dermatologistas responsáveis pelo referido grupo, Herberto Jesus, director regional de Saúde, em representação de Pedro Ramos, e a presidente do Conselho de Administração do SESARAM.