5 Sentidos

Museu de Electricidade acolhe na sexta-feira o ‘Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE’

None

No âmbito da ‘Semana Regional das Artes 2022’, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Programa ‘EDUCAmedia’ da Direção Regional de Educação, vai organizar o 7.ª edição do ‘Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE’, que terá lugar na sexta-feira, 17 de Junho, entre as 9h30 e as 16h00, no Museu de Eletricidade – Casa da Luz, no Funchal.

Neste evento irá decorrer a Cerimónia de Entrega de Prémios, às 11h00, na qual serão distinguidos os vencedores da 11.ª edição do Madeira Curtas, assim como serão entregues os prémios ‘EDUCAmedia Escolas’ e os Prémios FACE ‘Homenagem Professor’ e ‘Projecto Escolar’.

Esta edição do Madeira Curtas, subordinada ao tema ‘Ciência e Transparência para um Mundo Melhor’, contou com 969 curtas-metragens a concurso, provenientes de 99 países. Na entrega de prémios, haverá distinção de duas vertentes do concurso: uma destinada à participação internacional e outra destinada à vertente nacional. Existem 7 diferentes categorias a concurso, nomeadamente, melhor imagem, melhor som, melhor representação, melhor guarda-roupa e adereços, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem escolar e melhor curta-metragem. Será também atribuído o troféu ‘Escolha do Público’ à curta finalista com maior número de gostos atribuídos através do Facebook do concurso. Pretende-se, desta forma, premiar/reconhecer o que de melhor se faz na área do cinema e do audiovisual.

Quanto ao programa ‘EDUCAmedia’, que visa promover competências na área da produção e realização audiovisual e multimédia, nos alunos e professores, a nível conceptual e prático, com vista à aquisição de aptidões genéricas de comunicação, artes e design, o mesmo irá destacar o trabalho realizado pelas escolas em quatro projetos do ‘EDUCAmedia’, nomeadamente, ‘Aprender com o Cinema’, ‘TICultura’, ‘TV Escola’ e ‘Cinedesafios’.

Por fim, os Prémios FACE ‘Homenagem Professor’ vai distinguir dois professores que desenvolveram, em conjunto com os colegas e alunos, um trabalho em prol do desenvolvimento de capacidades e competências essenciais na área das tecnologias, media e audiovisuais. Já o Prémio FACE ‘Projecto Escolar’ vai premiar um projecto que se destacou em termos de comunicação, exploração de temáticas importantes e dinâmica escolar e que envolveu a comunidade local.

O FACE terá transmissão online através do seguinte url: https://www.facebook.com/EDUCAmedia/live_videos/

A reserva para o FACE deverá ser efectuada: https://goo.gl/eqXehL