5 Sentidos

Revista grotta valoriza o "espaço açoriano" com poesia de "muitos arquipélagos"

A publicação tem alguns textos sobre a Madeira

None

A quinta edição da revista literária grotta, que vai ser apresentada na sexta-feira, em São Miguel, procura "valorizar o espaço açoriano", contendo uma entrevista a Álamo Oliveira, poesia de "muitos arquipélagos" e evocações à "irmandade" entre Açores e Madeira.

"Na capa, e em entrevista, temos Álamo Oliveira, que integra os valores de uma revista que valoriza o espaço açoriano", começou por destacar Nuno Costa Santos à agência Lusa.

A grotta -- Arquipélago de Escritores contém recensões a obras literárias, evocações a poetas açorianos e textos originais de vários escritores, sob a forma de ensaio, poesia ou prosa.

"No seu miolo participam autores de muitos arquipélagos. A poesia de Luísa Ribeiro a Teresa M. G. Jardim, de Vítor Teves a Gonçalo Câmara. A prosa poética de José Gonçalves e André Pereira. Uma não-correspondência, também ela lírica, entre João Pedro Porto e Pedro Lucas", enumera o diretor.

A revista conta com as "facetas narrativas de Luís Rego e Diogo Ourique" e com um "ensaio pessoal" de Bruno Baldaia.

"Numa vertente biográfica, há quem celebre a família, entre a ficção --- Rogério Sousa --- e a realidade --- Júlio Tavares Oliveira; quem recupere figuras raras --- Vânia Chagas; e quem invente vidas --- Francisco Bradford Câmara, com o seu José Água-Viva", realçou.

Segundo disse, a "açorianidade meteorológica-religiosa" de Água-Viva do original de Bradford Câmara "cruza-se com a "açorianidade libidinosa" do texto de António João Correia, enquanto no trabalho de Pedro Parreira apresenta-se uma "versão menos idílica da vida insular açoriana".

A revista conta ainda com trabalhos sobre os escritores açorianos Mário Machado Fraião, J. H. Santos Barros e Maria Brandão e com um "ensaio sobre dramaturgia" de Miguel Soares de Albergaria.

"É de valorizar muitíssimo a publicação de um 'sample', escolhido, devidamente enquadrado e glosado por Vasco Rosa, da correspondência entre [os poetas] Pedro da Silveira e Armando Côrtes-Rodrigues, no ano da comemoração do centenário do nascimento de Silveira", acrescentou Costa Santos.

Esta edição da grotta apresenta textos de vários escritores madeirenses como Vítor Sousa, Teresa M. G. Jardim, Irene Lucília Andrade, Maria Fernandes e Davide José Drumond Freitas.

"A irmandade cultural entre os Açores e a Madeira pede formas de se estender e de encontrar novas rimas. É por isso que acolhemos neste número da Grotta textos de autores madeirenses", assinalou.

Ao longo das 231 páginas da revista encontra-se ainda a "arte da caricatura" de Pedro Evangelho Lopes e o design de Jaime Serra. 

A revista literária grotta vai ser lançada na próxima sexta-feira em São Miguel no bar Provisório, em Ponta Delgada, pelas 18:30 locais.