Madeira

Iniciativa Liberal defende que teleférico do Curral “não é prioridade”

None

No mais recente comunicado, a Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal da Madeira vem defender que a construção do Teleférico do Curral das Freiras “não é uma prioridade” na Região e questiona o seu projecto, sublinhando que vai “desfigurar uma área protegida com uma paisagem única, para além de ameaçar zonas de nidificação da ave Freira da Madeira”.

Os estudos indicam que a freira faz saídas predominantemente para Norte. Mas também as realiza para Sul. Não vão os cabos traçados ser um perigo nocturno à colónia de freiras, espécie protegida, quando saírem da área de nidificação para se irem alimentar? E a intervenção do helicóptero contra os fogos? Não ficará com a sua actuação condicionada? Foram realizados estudos de ventos e correntes ascendentes e descendentes? O projecto prevê também a construção de um restaurante. Não irá isto criar concorrência desnecessária à restauração do centro da freguesia?

O partido considera que o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza “deveria zelar pelo património natural da nossa terra”, mas “compactua claramente com interesses que não descortinamos, mas imaginamos, para levar este projecto avante, e tem contribuído para a sua classificação como um bem de utilidade pública”.

A Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal Madeira sublinha que “não tem sido nenhum” o facto de se “alegar acessibilidades” com um túnel já anunciado pelo Secretário dos Equipamentos e Infraestruturas, que fará a ligação Curral das Freiras-Jardim da Serra, garantindo verdadeiras ligações da freguesia com o exterior e com verdadeira utilidade pública”.

Com tantas coisas que o Curral precisa de ver acauteladas, um teleférico não é, de todo, uma prioridade