Madeira

Cartão do Voluntário arranca em Setembro

Anúncio foi feito pela secretária da Inclusão, durante a tomada de posse dos órgãos sociais da Casa do Voluntário

None

O 'Cartão do Voluntário' - projecto anunciado, em 2019, no âmbito da aprovação do Estatuto do Voluntário - vai avançar em Setembro, anunciou hoje Rita Andrade, durante a sua intervenção a tomada de posse dos novos órgãos da Associação Casa do Voluntário, no Museu das Cruzes.

“Após aprovação do Estatuto do Voluntário em 2019, retomaremos este ano em força os projectos ligados a este regime jurídico, nomeadamente o registo e atribuição do cartão do voluntário. Desta forma, os voluntários regulares poderão usufruir de vários benefícios, o que para nós faz todo o sentido, considerando que dão tanto de si pelos outros”, adiantou a secretária de Inclusão Social e Cidadania, que participou na cerimónia em representação do presidente do Governo Regional.

Recorde-se que, devido à pandemia, e às medidas restritivas implementadas pelas autoridades de saúde em 2020 e início de 2021, houve uma interrupção das actividades de voluntariado, que, entretanto, retomaram, mais recentemente.

"Por este motivo, assumo hoje o compromisso de retomar também este processo, de registo dos voluntários e emissão dos respetivos cartões, ao abrigo do protocolo estabelecido com a Casa do Voluntário, dando assim a devida continuidade a este tema tão relevante", reforçou Rita Andrade.

O cartão de voluntário permitirá aos voluntários regulares, após conclusão do processo de registo e emissão do cartão, o acesso a um conjunto de benefícios, nomeadamente, a isenção de taxas moderadoras na saúde, descontos na aquisição de publicações e bilhetes de ingresso em espetáculos, bem como entradas gratuitas em museus sob a tutela da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, entre outras

Durante a cerimónia, a governante com a pasta da inclusão fez ainda questão de destacar o trabalho de parceria entre o Governo Regional e esta Associação, na promoção do voluntariado em diversas áreas.

A Casa do Voluntário presta um serviço muito relevante e temos tido um trabalho próximo, em variados projectos de voluntariado, que contam e continuarão a contar com o apoio do Governo Regional, tendo inclusivamente estendido a sua acção à ilha do Porto Santo, com o Projecto Porto Santo Inclusivo.

Helena Correia tomou posse para mais quatro anos à frente dos destinos da Casa do Voluntário, instituição que conta já com duas décadas de existência.

CMF e SocioHabita preparam protocolo no âmbito do voluntariado jovem

Pedro Calado reiterou apoio à Associação Casa do Voluntário, em articulação com o Governo Regional