Coronavírus Madeira

Madeira estuda fim de certificado ou teste para visitas hospitalares

DGS emitiu uma nova orientação que determina que as visitas em hospitais deixam de estar sujeitas à apresentação de certificado digital ou de um teste negativo à covid-19.

None

Secretário da Saúde avança que a Região vai analisar a continuidade da medida

A Região Autónoma da Madeira estuda o fim da medida que exige a apresentação de um certificado digital ou teste negativo à covid-19 para visitas hospitalares. O anúncio foi feito esta quarta-feira, 4 de Maio, pelo secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, após a Direcção-Geral da Saúde ter emitido, ontem, uma nova orientação. 

Saiu uma norma a nível da Direcção-Geral da Saúde, dado o estado sanitário do País, a DGS impôs agora novas recomendações, nomeadamente não exige a necessidade do certificado ou mesmo a realização de um teste. Essa norma já está a ser objecto de estudo a nível das autoridades regionais de saúde, as direcções técnicas do SESARAM vão emanar depois uma resposta no sentido de dizer como é que as coisas se vão processar daqui para o futuro. Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil

Pedro Ramos destacou que o número de doentes covid-19 em internamento no SESARAM "continua a diminuir" e que a Região não tem, no momento, doentes infectados com o vírus nos cuidados intensivos. O governante lembrou ainda que o uso de máscaras de protecção em espaços fechados deixará de ser obrigatório a partir de 15 de Maio: "Esperamos não ter de alterar essa situação". 

O governante falava à margem de uma visita às instalações do Serviço Regional de Protecção Civil, onde decorre a acção de formação 'Heavy Rescue e Levantamento de Emergência', organizada pela Protecção Civil Municipal do Funchal.