Madeira

SESARAM promove o 1.º Curso de hérnia na Madeira

Sete utentes serão operados no âmbito das acções associadas a esta iniciativa formativa

None

O Serviço de Cirurgia Geral do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cirurgia, promove nos dias 5 e 6 de Maio o 1.º Curso de Hérnia, na Madeira. Esta formação é destinada aos médicos especialistas de Cirurgia Geral e aos internos de formação específica da mesma especialidade.  

Em comunicado enviado às redacções, a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil refere que o curso teórico-prático vai ser ministrado em espaços do SESARAM, nomeadamente a Sala de Conferências e o espaço da Cirurgia de Ambulatório, estando prevista a "abordagem das técnicas minimamente invasivas Lichtenstein, Totalmente Extraperitoneal (TEP) e Transabdominal Pré-Peritoneal (TAPP)".

A mesma fonte refere que "no âmbito desta iniciativa serão intervencionados sete utentes, destes, quatro no dia 5 de Maio com recurso à técnica Lichtenstein, ou seja, cirurgia de hérnia inguinal via aberta, com anestesia local (neste caso, os utentes pernoitam no hospital) e no dia 6 de Maio, três com recurso às técnicas laparoscópica TEP e TAPP na hernioplastia inguinal. Estes últimos irão regressar ao seu domicílio no próprio dia". 

Estas intervenções aos utentes serão transmitidas em directo a partir das salas de Cirurgia do Ambulatório para a Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, para que os médicos dos Serviço de Cirurgia Geral possam acompanhar os procedimentos realizados.

"A realização destas técnicas minimamente invasivas, em regime de ambulatório, traz mais-valias para os doentes e para o Serviço Regional de Saúde, uma vez que o doente, após a intervenção, regressa a casa no próprio dia, conferindo-lhes uma maior comodidade e conforto", refere o comunicado. 

A aposta nesta formação tem como objectivo impulsionar junto dos médicos especialistas de Cirurgia Geral e dos médicos internos de formação específica de Cirurgia Geral estas técnicas menos invasivas, que já têm sido utilizadas por clínicos do SESARAM.

Para esta formação, o SESARAM conta com médicos especialistas de renome nacional na área da cirurgia da Parede Abdominal, como Carlos Magalhães, Presidente do Capítulo da Parede Abdominal da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, ou Artur Flores, membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia. Juntam-se  Eva Barbosa, do Centro Hospitalar Universitário de São João, e Joana Correia, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. 

Os médicos do SESARAM, António Quintal e João Louro, especialistas em Cirurgia Geral, o médico Interno de formação específica de Cirurgia Geral, Duarte Alves, e o anestesista, Mauro Mendonça, também são convidados a participar neste programa formativo. São responsáveis pelo curso os médicos especialistas do Serviço de Cirurgia Geral do SESARAM, nomeadamente, Fernando Jasmins (director de serviço), Maria José Gomes, Rúben Tibúrcio Barreto e Catarina Rodrigues.