5 Sentidos

Já são conhecidos os premiados da II edição do FunFest

A cerimónia de entrega de prémios decorreu, ontem, no Salão Nobre do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode

None

Já são conhecidos os premiados da II edição do Concurso Internacional de Vídeo – FunFest.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu, ontem, no Salão Nobre do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode.

Ao exemplo da edição anterior, este ano concorreram centenas de jovens cineastas que se encontram a estudar no ensino secundário ou universitário, oriundos de vários pontos do planeta (USA, Irão, Portugal, Índia, Brasil, Turquia, Reino Unido, Filipinas, Bangladesh, Alemanha, Espanha, entre outros.).

Estimular a criatividade e o interesse pela produção audiovisual é o objectivo do concurso, que é dirigido a estudantes com residência em Portugal, bem como a estudantes de escolas internacionais, que frequentem o ensino secundário e ensino superior ou grau equivalente.

Coorganizado pelos Núcleos de Gestão de Bibliotecas e de Produção Audiovisual da Direção de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação do Conservatório, este concurso pretende potenciar a aquisição de competências multifacetadas subjacentes à produção audiovisual, designadamente literárias, históricas, culturais, musicais, cénicas e linguísticas, promovendo a literacia da leitura, da informação, a digital e até a dos media, numa perspectiva entre pares, de jovens para jovens.

Integrada no Projecto Cultural de Escola, esta segunda edição do FunFest desafiou os participantes a reflectirem sobre 'Educação e Arte: sensibilidade estética e artística', incentivando à criação de vídeos sob o tema 'O cinema ensina as Artes'.

Desta forma, a promoção deste concurso pretendeu encorajar os jovens participantes a produzirem vídeos relacionados com temáticas regionais, nacionais, europeias e mundiais, como forma de sensibilizar a comunidade escolar para questões atuais, e a criação de instrumentos diversificados e de interesse juvenil, de promoção da cidadania, participação ativa e pensamento crítico ligados às Artes.

O FunFest contou ainda com a parceria do programa EDUCAmedia, da Divisão das Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem, da Direção Regional de Educação e com o apoio do ator Dinarte Freitas, que tem vindo a apadrinhar esta iniciativa desde o início.