Madeira

Hospital com menos cirurgias do que nas restrições pandémicas

None

A manchete do seu DIÁRIO deste domingo, 29 de Maio de 2002, aponta a um problema na saúde. Menos cirurgias hospitalares do que no pico da pandemia, escrevemos.

E ainda explicamos: "Com menos 200 intervenções nos primeiros quatro meses deste ano, a recuperação da actividade marca passo no SESARAM. Ginecologia e Medicina Dentária foram as especialidades com as maiores quebras." Assunto a ler na página 10.

A foto principal desta edição faz o balanço ao Skyrunnig que decorreu ontem. Peter Frano conquista a montanha, resumimos. O "Eslovaco completa os 55 quilómetros do 'Madeira Sky Race' em 5h47 e vê espanhola Virgínia Perez vencer 'prova rainha' nos femininos. Organização do Ultra Skyrunning Madeira prevê encurtar distâncias nos traçados em 2023". Leia na página 20.

Outro assunto em  destaque neste Dia Mundial da Energia é a entrevista a João Dionísio Sousa, administrador executivo da Gáslink. Gás natural é vital "no médio prazo para a transição energética", citamos. O gestor "analisa os desafios da fonte que alimenta 23% da matriz eléctrica da ilha e que contribuiu para reduzir 322 toneladas de CO2". Leia nas páginas 24 e 25.

Sobre a mesma temática, saiba que a "Madeira está à beira de atingir a quota de 50% de energias renováveis", num longo processo que depende de muitos factores e milhões em investimentos. Leia na página 5.

Dois outros temas marcam esta edição. Esvaziaram cofre no dia seguinte à morte é um assunto que lerá na página 12, mas fique a saber que "sobrinhas da falecida suspeitam que notária levou jóias e dinheiro".

O outro é também sobre justiça: Rui Marote firme na AFM após nova vitória em tribunal. Leia na página 9.

Isto e muito mais para ler no seu DIÁRIO de sempre, mas que pode tornar-se nosso assinante, bastando seguir este link, ou se já é assinante saiba que pode ler a mesma versão online, aqui.

Bom domingo e bom resto de fim-de-semana.