Madeira

Construção em altura será tida em conta na revisão do PDM do Funchal

None

A próxima revisão do Plano Director Municipal do Funchal terá em conta a possibilidade de os prédios crescerem em altura. A afirmação é de Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, que participou na apresentação do novo edifício da ARDITI e Startup Madeira, que ficará localizado no Madeira Tecnopólo, contando com 11 andares.

“Há zonas do Funchal que são propícias a que haja construção em altura, até porque o solo está demasiado ocupado, as características de orografia da própria cidade não dão para construir em zonas planas, porque não existem”, frisou o autarca, salientando por isso, a necessidade de nos expandirmos em altura.

Pedro Calado ressalvou que esta construção “não é nada que nos deva chocar”, pois em todas as grandes capitais europeias se assiste a esse tipo de crescimento, sem descaracterizar a cidade. “É o facto de nós conseguirmos potencializar melhor quer a base do terreno - aproveitando para criar zonas de jardins e de circulação pedonal - e depois fazer a construção em altura”, disse.

Por esse motivo, uma revisão do PDM, que está a ser preparada internamente pela autarquia, deverá prever essa situação. Sem querer apontar datas ficas, o presidente da CMF indica que no início do próximo ano possa ser iniciado um trabalho para apresentar essa revisão.

Pedro Calado assumiu que, aquando da sua outra passagem pela Cãmara, ficaram por fazer projectos em altura, que hoje poderiam dar outro aspecto visual à cidade e com outros aproveitamento como jardins e áreas de estacionamento.