Madeira

"Semana sobre espécies invasoras Portugal e Espanha" conta com adesão da CMF

Foto DR
Foto DR

A Câmara Municipal do Funchal (CMF), através do Parque Ecológico do Funchal, associou-se à iniciativa "Semana Sobre Espécies Invasoras Portugal e Espanha 2022", que decorre desde o dia 21 e prolonga-se até domingo, 29 de Maio.

Esta acção conta com a colaboração de militares da Zona Militar da Madeira, fruto de uma parceria entre esta instituição e o Município do Funchal, numa acção de controlo manual de invasoras, direccionada para a Giesta, Carqueja e Acácia, no Pico Alto, a 1.129 metros de altitude, onde a regeneração de espécies nativas encontra-se condicionada pela densidade e expansão destas espécies exóticas invasoras.

A vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, esclarece que a espécie invasora, é uma espécie exótica que se estabelece num habitat onde não pertence originalmente e afecta o ecossistema onde é inserida, competindo com as espécies nativas por recursos e espaço. 

As espécies invasoras são uma das principais causas de perda de biodiversidade a nível global, além de promoverem outros impactos significativos a nível ambiental e socioeconómico.