Artigos

Tempo de sermos solidários

Não precisamos ir consultar os dados do Instituto Nacional de Estatística para sabermos que os preços estão mais altos do que estavam faz um ano. Basta uma simples ida ao supermercado para nos apercebermos que o que costumamos comprar custa mais. Este aumento de preços já se estava a verificar nos últimos meses.

Em abril de 2021 estávamos com uma taxa de inflação negativa (-0,1%), mas passado um ano a taxa foi de 7,4%, o que significa que o cabaz representativo do consumo dos portugueses custa este ano mais 7,4% do que o ano passado.

O problema deste aumento de preços é que o rendimento que temos não nos permitirá manter o mesmo nível de consumo em termos de quantidade de produtos. Assim apesar de muitos recebermos o mesmo vencimento ou pensão, esse rendimento vale menos em termos do que podemos comprar.

Para além deste problema que nós todos já sentimos, os economistas também apresentam os problemas que a inflação traz à atividade económica devido à falta de previsibilidade, o que dificulta os negócios, pois não se sabe bem com que preços contar no futuro.

O aumento de preços que estamos a verificar tem duas origens distintas: uma, o aumento de procura no período de diminuição das restrições implementadas para tentar conter o COVID19; outra, a invasão da Ucrânia pela Federação Russa que provocou uma diminuição da oferta de produtos, entre os quais os cereais que a Ucrânia costumava ser um dos grandes fornecedores.

Estas causas são muito distintas e espero que sejam tratadas de modo independente pelos decisores económicos… aguardemos para ver.

O aumento dos preços devida à invasão da Ucrânia é só um dos custos que a guerra vai trazer para todos, porque vamos ter de, no futuro, aceitar maiores gastos com a defesa. A Europa da Paz é algo que não existe mais, mas que permitiu, a nós europeus, vivermos com um bom nível de vida durante muitos anos.

Na situação presente, os Estados europeus não podem deixar de encontrar medidas de apoio aos indivíduos em situação de maior fragilidade económica porque para estes os aumentos de preços podem pôr em causa a sua própria sobrevivência. É esta Europa de solidariedade que nos une.

Se formos empáticos com o que os Ucranianos estão a passar neste momento, devido à barbárie infligida pela Rússia, facilmente nos apercebemos que o aumento dos preços é um problema muito menor do que a perder a vida ou perder tudo o que levou uma vida a construir.