Madeira

15 colmeias instaladas no Parque Ecológico do Funchal produziram 60 quilos de mel

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Abelha

None
Foto: André Ferreira

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) tem, actualmente, um protocolo com a Associação de Apicultores da Madeira e Porto Santo (AAMPS) para o desenvolvimento de um projecto apícola, que visa contribuir para o fomento da biodiversidade do Parque Ecológico, para a preservação da abelha e para a divulgação da actividade como referência para a sustentabilidade dos ecossistemas florestais.

Nádia Coelho, vereadora do ambiente da CMF, referiu que além da produção de mel, que divulga o potencial da flora do parque ecológico, é também objectivo da autarquia realizar actividades técnico-pedagógicas, para educar/formar para o sector apícola regional.

A autarquia pretende também sensibilizar crianças, jovens e adultos para a importância dos polinizadores.

Implementado no último trimestre de 2021, o projecto, contou com a instalação de 15 colmeias, contando a AAMPS com seis apicultores, que até ao momento já extraíram cerca de 60 quilos de mel.

A vereadora realçou que as abelhas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, destacando a função da polinização, que "abrange cerca de 90% das espécies de plantas silvestres com flor e 75% das plantações de alimentos do mundo dos quais dependemos diariamente", refere o comunicado enviado pela CMF.

Apesar do projecto ainda se encontrar em fase embrionária, tem "muito potencial", realçou Nádia Coelho, deixando em aberto a possibilidade, no futuro, de serem desenvolvidas outras iniciativas.

Estes insectos estão, actualmente, em risco de extinção elevada, por causa dos impactos de origem antropogénica, com a utilização excessiva de pesticidas, os aumentos das monoculturas bem como o aquecimento global.

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Abelha, uma data comemorativa instituída em 2017, pelas Nações Unidas, que pretende alertar para a importância da polinização e os seus diversos agentes que contribuem para um desenvolvimento sustentável.

Para assinar este dia, em parceria com a AAMPS, o Parque Ecológico promoveu uma actividade de sensibilização para a importância dos polinizadores, que contou com cerca de 50 participantes, com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos.

Esta actividade deu a conhecer a morfologia da abelha, os procedimentos e logística da actividade apícula. No fim, existiu a oportunidade de degustar vários tipos de me produzidos pelo Parque Ecológico do Funchal e noutros locais.