Madeira

Caminho Real da Calheta vai ser reabilitado para integrar Percursos Pedestres Recomendados

Albuquerque quer mais oferta de percursos pedestres para desanuviar os existentes

None

O Caminho Real entre a Ponta do Pargo e a Calheta vai ser alvo de reabilitação para passar a integrar o roteiro de Percursos Pedestres Recomendados. O concurso público, da responsabilidade da Câmara Municipal da Calheta, será dividido em duas fases e deverá ser lançado já no próximo mês de Junho revelou o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, esta manhã, à margem da cerimónia de inauguração do House Nóbrega, um novo empreendimento de turismo em espaço rural na freguesia do Arco da Calheta.

Face ao crescimento do turismo na Região, Miguel Albuquerque considera determinante também aumentar a oferta de atracções turísticas, nomeadamente percursos pedestres.

“É preciso aumentar a oferta de percursos turísticos, que estão muito sobrecarregados, e aqui na Calheta vamos avançar já no próximo mês com o concurso para o Caminho Real” garantiu, referindo-se ao troço entre a Ponta do Pargo e a Vila da Calheta. Considera que a infra-estrutura patrimonial, que é o Caminho Real, tem grande potencial para garantir a diversificação desejada.

Declarações por ocasião da inauguração do House Nóbrega, unidade de alojamento em espaço rural composto por três unidades de habitações com capacidade para 9 camas.

Albuquerque elogiou este “alojamento local de excelência” por garantir mais “oferta de qualidade” num concelho que continua a registar “uma grande atractividade” no mercado imobiliário.

“Estamos a trabalhar bem em conjugação com os agentes económicos e com os agentes de turismo”, disse, referindo-se à expansão da oferta turística. O presidente do Governo entende que “temos ainda capacidade de crescer” e estas unidades rurais, além de proporcionarem uma “oferta multifacetada”, associam a mais-valia de “permitirem a reabilitação urbanística”, tendo em conta os 450 mil euros investidos na reabilitação de antiga casa e de palheiro que são agora um novo empreendimento turístico.

Registou que o aumento da oferta turística é também resultado do reforço da “oferta de voos para a Madeira” ao relembrar que este ano há um acréscimo de “22% de oferta”, ou seja, “mais 355 mil lugares”.