5 Sentidos

Miro Freitas, João Canada e Dj Sil no Arraial das Casas do Povo

Nos dias 2, 3 e 4 de Junho, o Cais 8 recebe um típico arraial madeirense onde vão, também, actuar vários grupos tradicionais

None

Três anos depois da primeira edição, o Arraial das Casas do Povo volta ao Cais 8, no Funchal, nos dias 2, 3 e 4 de Junho.  A pandemia da covid-19 levou à suspensão deste evento em 2020 e 2021, regressando agora com muita animação. 

Segundo uma nota enviada à Comunicação Social pela ACAPORAMA – Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, as 37 Casas do Povo terão "muitos sabores e gastronomia ao dispor da população", sendo esperada a actuação de mais de 30 grupos musicais, a maior parte alocados às Casas do Povo, que irão "mostrar costumes e tradições, com muita animação musical".

Numa organização conjunta da ACAPORAMA e da Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (ADRAMA), com o apoio do Governo Regional, o evento procura "recriar o ambiente de um verdadeiro arraial madeirense, no centro da cidade, e mostrar aos visitantes o que de melhor fazem as Casas do Povo da nossa Região, a nível de gastronomia, artesanato tradicional e folclore”, salientou Sérgio Oliveira, Presidente da ACAPORAMA.  

Já Henrique Silva, presidente da ADRAMA, convida “todos a visitar os Cais 8, nos dias 2, 3 e 4 de Junho e vivenciar o verdadeiro ambiente de arraial madeirense, sem esquecer o bolo do caco, o pão caseiro, a poncha e os tradicionais colares de rebuçados”, destacou o responsável. 

O programa deste evento tem início na quinta-feira, 2 de Junho e abre oficialmente, pelas 18h30. O Grupo Coral Juvenil da Casa do Povo do Curral das Freiras irá entoar os hinos regional e nacional. Neste primeiro dia, haverá, ainda, muita música, a cargo de várias bandas, sendo que a animação encerra à meia noite. 

No dia seguinte, sexta-feira, as festividades arrancam pelas 17 horas e encerram pela uma da manhã, com a actuação do DJ SIL. 

No sábado, dia 4 de Junho, último dia do evento, as portas abrem mais cedo, pelas 14h30, com o Grupo de danças e cantares tradicionais da Casa do Povo de Água de Pena a iniciar os momentos de animação que decorrerão ao longo do dia. Nota ainda para o concerto de encerramento a cargo do cantor Miro Freitas, pelas 23 horas e animação musical com o DJ João Canada até às 2 da manhã.