5 Sentidos

História da Casa do Povo da Camacha plasmada em “importante obra”

“A história dirá o quão importante estas obras serão para as gerações futuras”, afirma Rita Andrade

None

‘Sete Décadas de História’ é o nome da obra mais recente do investigador Duarte Mendonça, lançada, esta sexta-feira, no auditório da Casa do Povo da Camacha. O livro relata a história do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, o mais antigo da Região. Resulta de um trabalho de investigação, recolha, compilação e registo de informação, até aqui dispersa.

O livro constitui uma fonte organizada de informação acerca do mais antigo grupo de folclore da Ilha da Madeira, bem como um relevante contributo para a compreensão da história do movimento folclórico no arquipélago da Madeira e no país. A sua apresentação contou com a presença da secretária Regional com a tutela do Desenvolvimento Local.

Rita Andrade, em representação do presidente do Governo Regionaol, relevou o trabalho de “profunda investigação” e reconheceu a “importância desta obra, sobretudo para as próximas gerações”, sobretudo por surgir com “o rigor e a qualidade já reconhecidas do investigador Duarte Mendonça que vai já na sua 11.ª obra publicada.”

Este livro faz parte da memória colectiva que deve permanecer, pois, se não conhecermos o nosso passado, jamais conseguiremos compreender o futuro. É um legado que se deixa ao povo, não só da Camacha, a toda a região. A história dirá o quão importante estas obras serão para as gerações futuras”. Rita Andrade, secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania

Rita Andrade deixou, ainda, uma palavra de apreço à Casa do Povo da Camacha, que “tem tido uma grande dinâmica a nível social, cultural e desportivo, desenvolvendo um conjunto de iniciativas diversificadas e diferenciadas, nas quais se insere o lançamento desta obra de excelência”.

O livro, hoje apresentado, contou com o apoio do Governo Regional através do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM).