Madeira

Campanha '1€ abem' arranca hoje nas farmácias da Madeira

None

Arranca hoje, dia 16 de Maio, nas farmácias aderentes da Região Autónoma da Madeira (RAM), a angariação de fundos da campanha '1€ abem', promovida a favor do Programa abem, que visa garantir um acesso generalizado aos medicamentos.

A iniciativa, que decorre até dia 25 Maio, convida os portugueses a doarem 1 euro ao 'Fundo Solidário abem'. O montante angariado pela acção será inteiramente aplicado na aquisição de medicamentos, produtos e serviços de saúde para os beneficiários abrangidos pelo programa.

Actualmente, a 'Rede abem' conta com três entidades referenciadoras da Região Autónoma da Madeira, os municípios de Machico, Porto Santo e Santa Cruz.

Existe ainda uma rede de 16 'farmácias abem', onde os 1.456 beneficiários do programa podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos.

Conforme explica a farmacêutica Joana Gonçalves “ao doar 1 euros numa farmácia aderente da Região Autónoma da Madeira, as pessoas estarão a contribuir para o 'Programa abem: Rede Solidária do Medicamento', garantindo o acesso aos medicamentos às famílias que mais necessitam”.

Desde o início do 'abem', a 25 de Maio de 2016, já foram dispensadas 91.011 embalagens de medicamentos da RAM no âmbito do programa.

Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 16 e 25 de Maio, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:

  • Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7
  • Via MBWAY: 932 440 068

A Associação Dignitude, promotora do 'Programa abem', emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para [email protected].

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.