País

'Lua de sangue' no 1.º eclipse total de 2022 esta madrugada de segunda-feira

None
Foto Global Imagens

Durante a madrugada desta segunda-feira,  16 de Maio, irá ocorrer o primeiro eclipse total da Lua de 2022. Este fenómeno resultará numa "lua de sangue" visível em Portugal.

Este fenómeno resultará numa "lua de sangue", designação dada a um eclipse associado a uma superlua, que faz com que, durante o fenómeno, o corpo celeste ganhe um tom avermelhado, mais escuro.

O eclipse lunar total poderá ser visto em toda a Europa, África, América do Sul, América do Norte, Pacífico Leste, Pacífico Sul, Médio Oriente e Antárctida.

Este fenómeno acontece quando a Lua passa pela sombra da Terra. O eclipse irá passa por três fases diferentes: a fase penumbral (quando apenas existe uma breve sombra), umbral (onde o eclipse inicia a sua fase completa) e total (quando o eclipse atinge a sua totalidade).

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explicou que, em Portugal continental, a Lua irá entrar na primeira fase perto das três da manhã de segunda feira e entra na sombra pelas quatro horas. Por volta das cinco, o eclipse atinge a sua totalidade, permanecendo assim cerca de uma hora. Antes das sete da manhã, a Lua começa a sair da sombra e a última fase ocorre perto das oito da manhã.