Madeira

Fim do uso de máscara em espaços fechados traz alívio e motiva alertas

None

Entre alívio e alertas, com uma mão a dispensar uma máscara cirúrgica, que tanto têm marcado o nosso dia-a-dia nos últimos dois dias, assim se faz a manchete deste domingo, 15 de Maio de 2022 do seu DIÁRIO.

"Com o fim, hoje, do uso obrigatório da máscara em espaços fechados 'não deverá observar-se um agravamento substancial de casos' na Madeira", escrevemos, com o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública a recomendar que as "restrições se mantenham em espaços de saúde, lares e autocarros". E acrescentamos também uma imunoalergologista que "avisa que utilização continuada ameaça reduzir imunidade já adquirida a outros vírus" e, ainda, que o "medo em largar protecção facial é explicado pela 'evidência' de que era 'eficaz', apontam psicólogos". Leia tudo nas páginas 6, 7, 22 e 23.

1.000 portugueses sem-abrigo ou a viverem sós na Venezuela é outro tema forte desta edição. Um problema complexo que afecta a emigração naquele país sul-americano. "Muitos são madeirenses e vivem nas ruas de Caracas ou estão no limiar da pobreza. Secretário de Estado, Paulo Cafôfo, ouviu os relatos da ONG 'Regala Una Sonrisa'". Leia mais na página 3.

Obras no Canil Municipal arrancam dentro de quatro meses é uma boa notícia para todos. Leia o desenvolvimento na página 2.

41 propostas de alteração do PSD-M ao OE 2022 é a parte política desta edição. "Garantias do Estado, CINM e dívidas fiscais são três dos dossiers que os deputados na República querem ver resolvidos". Saiba mais na página 4.

Finalmente as festas, que também tem muito a haver com o fim das restrições à covid-19. Toy fecha cartaz do 'São João' no Porto Santo. Veja mais destas festas populares na página 30.

Para saber mais, leia as outras notícias que marcam esta edição. Além da versão em papel, poderá ler na edição online, através do e-paper aqui. Também poderá querer fazer-se assinante hoje mesmo, por isso siga este link.

Bom domingo e boa leitura.