Mundo

Incêndio em edifício comercial provoca 27 mortos e mais de 40 feridos em Nova Deli

Nova Deli está a ser vítima de uma vaga de calor. Nesta fotografia várias cidadãos e animais resguardam-se do calor debaixo de uma ponte.
Nova Deli está a ser vítima de uma vaga de calor. Nesta fotografia várias cidadãos e animais resguardam-se do calor debaixo de uma ponte.
, Foto EPA/RAJAT GUPTA

Vinte e sete pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas devido a um incêndio acidental num edifício comercial em Nova Deli, revelaram hoje os serviços indianos de emergência.

"O fogo já foi extinto e o número total de mortos é de 27. As operações de busca estão em andamento", adiantou fonte oficial dos bombeiros, citada pela agência France-Presse (AFP).

Mais de 40 pessoas sofreram queimaduras e foram hospitalizadas, segundo noticiaram os 'media' locais.

O incidente levou ainda à retirada de entre 60 a 70 pessoas do edifício, referiram os 'media', que citaram fonte policial.

O incêndio teve início num prédio comercial de quatro andares, na zona oeste da capital indiana.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, já manifestou as condolências pelo incidente, anunciando uma ajuda de 200.000 rúpias (cerca de 2.480 euros) para as famílias das vítimas e de 50.000 rúpias (cerca de 620 euros) para os feridos, noticia a agência Efe.

Estes tipos de fogos são comuns na Índia devido a más práticas na indústria da construção e à falta de conformidade com os regulamentos de segurança.

Um dos acidentes mais recentes, em março, resultou na morte de pelo menos onze pessoas após um incêndio, causado por um curto-circuito, num armazém de madeira, no Estado de Telangana.

Segundo os últimos dados oficiais, de 2020, registaram-se 9.329 incêndios acidentais na Índia em prédios governamentais, escolas, residências e outros locais, tendo mais de uma centena destes ocorrido em fábricas. Cerca de 9.110 pessoas morreram e 468 ficaram feridas.