Madeira

Escola da Levada promove quatro projectos Eramus+ em 2022

None Ver Galeria

A Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, sob a coordenação da professora Manuela Monteiro, tem neste ano lectivo quatro projetos relativos à Ação Chave 2, Parcerias Estratégicas no sector Ensino Escolar, do Programa Erasmus+, que se encontram em implementação e que incluem mobilidades com alunos.  

No âmbito destes projectos os alunos da 'Lavada' já foram à Alemanha, Polónia, Itália e Canárias e deslocam-se, ainda este mês, à Grécia.

A primeira mobilidade aconteceu entre 19 a 26 de Fevereiro, no âmbito do projecto 'Building a Democratic School Culture', que visa "construir uma cultura democrática na escola". O país coordenador é a Alemanha, onde dois professores e dois alunos madeirenses tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Bremerhaven.

São também parceiros deste projecto a Turquia, Grécia e Itália, onde se relaizou a segunda mobilidade com dois alunos e dois professores da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, na cidade de Viterbo, de 30 de Abril a 7 de Maio.

Já o projecto 'Eco-education', na área da consciencialização ecológica e destinado a alunos com Necessidades Educativas Especiais, realizou-se uma mobilidade à Polónia, de 19 a 26 de Março, com quatro alunos e três professoras da Escola da Levada.

 A segunda mobilidade irá realizar-se de 14 a 21 de Maio, na Grécia, na Ilha de Creta e na cidade de Heriaklon. Vão participar quatro professores e quatro alunos, que terão simultaneamente uma formação.

O país coordenador é a Roménia e os outros parceiros (além da Grécia e Polónia) são a Turquia e Itália.

Também na área da sustentabilidade e da preservação da natureza, no âmbito do programa 'What a wonderful world!', coordenado pela Grécia, a Escola do Funchal recebeu, na semana de 8 a 12 de Março, uma mobilidade com alunos, que realizaram várias actividades, entre as quais a plantação de árvores na serra, em colaboração com o Parque Ecológico do Funchal, bem como actividades náuticas e recolha de lixo nas praias.

De 3 a 10 de Maio foi a vez dos alunos madeirenses realizarem uma mobilidade na Ilha de Tenerife, tendo participado três professores e quatro alunos do 6º ano.

A Finlândia, Itália, Espanha, são parceiros, a par de Portugal.

Por último, a Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, está integrada     no programa 'Think Smart – Act Green', que tem a Áustria como país coordenador e a Suécia, Itália, Espanha, Grécia e Portugal como parceiros. O objectivo é "permitir que os participantes adquiram, desenvolvam e aperfeiçoem novas competências / estratégias comuns na área das alterações climáticas".

Durante este ano lectivo não irá decorrer nenhuma mobilidade envolvendo alunos.