Madeira

CMF incentiva crianças a apresentarem projectos

O projecto 'Crianças em Participação', da CMF, procura sensibilizar os mais jovens para as questões do poder local

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) incentiva as crianças a apresentarem projectos para a comunidade

O projecto 'Crianças em Participação', da CMF, procura sensibilizar os mais jovens para as questões do poder local, estimulando o pensamento crítico, mediante a apresentação de propostas de interesse para o município e para a comunidade educativa em que estão inseridos.

É uma espécie de 'Orçamento Participativo' para crianças, desenvolvido nas escolas do 1º ciclo do Funchal.

Uma iniciativa que enche de orgulho o presidente da CMF, Pedro Calado, por ser demonstrativa que “os jovens querem ter uma palavra activa na vida da cidade”. O autarca faz votos de que quando estes "forem mais velhos mantenham esta atitude, de pensar diferente, e à medida que forem crescendo, desenvolvam outras ideia e tragam para o Funchal e para a Região projectos de natureza diferente”. 

Além de Calado, a cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal, José Luís Nunes, tendo ambos aproveitado para explicar aos mais pequenos o funcionamento dos órgãos autárquicos e o papel da Câmara Municipal na vida da cidade.

Ao projecto candidataram-se cinco escolas, que receberam uma comparticipação de mil euros para implementação das respectivas ideias.

São elas:

- EB1 PE da Achada – Enriquecimento da Ludoteca da escola, com jogos de interior e exterior (mesa de bilhar, ténis de mesa, matrecos);

-EB1 PE S. Filipe – Incremento de atividades lúdicas na escola, com aquisição de equipamentos (ténis de mesa interior, patins em linha, raquetes, material para badminton);

- EB1 PE Prof. Eleutério de Aguiar – “Parque dos Buzicos” – mini espaço lúdico/aventura, com adaptação de um espaço exterior para a instalação de uma tirolesa e um abrigo infantil de madeira;

- EB1 PE St. Amaro – “Mais tecnologia – maior participação” – Aquisição de 2 computadores portáteis, para permitir a consulta rápida dos temas em estudo nas salas de aulas.

EB1 PE Ladeira – St. António – Projeto Ladeira Online, para dotar a escola de uma melhor rede de Wi-Fi.

.