Madeira

CMF cobre défice de 580 mil euros da Frente MarFunchal relativo a 2021

Vice-presidente garante que autarquia pretende manter empresa a funcionar com qualidade e segurança

Apoio
aos Bombeiros Voluntários Madeirenses reforçado em 10%
Apoio aos Bombeiros Voluntários Madeirenses reforçado em 10%

Da reunião da Câmara Municipal do Funchal desta quinta-feira, 12 de Maio, resultou a aprovação pela maioria 'Funchal Sempre à Frente', da cobertura do défice da Frente MarFunchal referente a 2021. São 580 mil euros que a autarquia vai transferir ainda este mês para a empresa municipal, explicou a vice-presidente da autarquia, Cristina Pedra. 

Com esta transferência, a autarquia pretende "manter e não encerrar a Frente MarFunchal, manter e garantir a continuidade dos postos de trabalho, dar condições, com os investimentos" que estão a ser feitos, para que a população e turistas possam usufruir dos complexos balneares "com as maiores condições", garantiu a vice-presidente da CMF, relembrando ainda que o actual executivo municipal "mal entrou em funções, teve de efectuar um pagamento de um milhão de euros à Empresa Municipal". 

"Connosco, a Frente MarFunchal continua", reforçou Cristina Pedra, adiantando ainda que a empresa municipal, presentemente, "está a ser melhor gerida".

Outra deliberação da reunião de câmara de hoje "foi a manutenção do apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madeira", apoio que foi reforçado, em 10%, passando agora a 110 mil euros, como explicou Cristina Pedra que, sobre este assunto, questionou ainda a legitimidade da abstenção da oposição, já que em causa, salientou "estão serviços de protecção civil e emergência que devem ser apoiados sem qualquer relutância".

A terceira deliberação da reunião semanal foi a aprovação da abertura de concurso público para a aquisição de três viaturas pesadas de lavagem de ruas e túneis para o Departamento de Ambiente, no valor de 600 mil euros este investimento, com a vice-presidente a destacar "a continuidade do investimento público" que está a ser efectuado pela autarquia, conforme foi aprovado em Assembleia Municipal.

No final da reunião de câmara, o vereador da coligação 'Confiança', Miguel Silva Gouveia, acusou o actual executivo da CMF de "burlar" os funchalenses com a fiscalização da empresa municipal sobre os estacionamentos nos parquímetros. Em resposta, a vice-presidente da CMF, salientou que a empresa municipal "tem capacidade de fiscalização, está certificada para fiscalizar os parcómetros", estando a autarquia "a aguardar a adaptação da legislação nacional" que será feita via Decreto Legislativo Regional para que a autarquia "possa autuar as contra-ordenações junto dos munícipes".

O objectivo da autarquia "não é angariar multas, mas sim, através da fiscalização garantir a correcta utilização dos parquímetros", disse Cristina Pedra.