A Guerra Mundo

Rússia estende encerramento de 11 aeroportos no país até 19 de Maio

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A agência federal russa de transporte aéreo Rosaviatsia estendeu até ao próximo dia 19 de maio o encerramento de 11 aeroportos no centro e sul do país, anunciou hoje o regulador.

O fecho dos aeroportos no centro e sul do país foi decretado em 24 de fevereiro, quando a Rússia lançou a chamada "operação militar especial" na Ucrânia.

"O regime de restrição temporária de voos para aeroportos no sul e centro da Rússia foi estendido até às 03:45, horário de Moscovo (01:45 em Lisboa) de 19 de maio de 2022", disse o regulador em comunicado.

Os aeroportos afetados pela medida são os das cidades de Anapa, Belgorod, Brians, Voronezh, Guelenzhik, Krasnodar, Kursk, Lipetsk, Rostov-on-Don, Simferopol e Elista.

De acordo com a Rosaviatsia, todos os outros terminais aeroportuários do país estão a operar normalmente.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.