País

Um abalo sentido pela população na ilha de São Jorge nas últimas 24 horas

None
Foto Lusa

Um sismo foi sentido pela população da ilha de São Jorge, nos Açores, nas últimas 24 horas, informou hoje o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

No comunicado diário sobre a crise sismovulcânica naquela ilha do arquipélago dos Açores, o CIVISA indica que o abalo de magnitude 2,1 na escala de Richter foi sentido pelas 07:07 com intensidade III, em Santo Amaro e Urzelina, no concelho de Velas.

Desde o início da crise sismovulcânica naquela ilha, em 19 de março, foram identificados 246 sismos sentidos pela população.

Até quinta-feira, tinham sido registados 30.503 eventos desde 19 de março, de acordo com os mais recentes dados oficiais.

De acordo com o CIVISA, "continua acima do normal" a atividade sísmica que tem vindo a registar-se desde 19 de março naquela ilha, desde a Ponta dos Rosais até à zona do Norte Pequeno - Silveira.

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21:56.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve-se no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".