A Guerra País

Jerónimo de Sousa diz ter "muito orgulho" em ser português

None

O secretário-geral do PCP manifestou hoje ter "muito orgulho" em ser português e "solidariedade" para com os que sofrem com a guerra na Ucrânia, insistindo na "posição coerente e honrada" do partido em defesa da paz.

Em declarações aos jornalistas em Beja, durante uma visita à feira Ovibeja, Jerónimo de Sousa reagia às declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje, quando questionado acerca da posição do PCP sobre a guerra, afirmou: "'Somos todos ucranianos'. Se quiser eu posso corrigir, somos quase todos ucranianos, há alguns que não são".

"O Presidente da República usou uma expressão, lá saberá o significado e toda a sua dimensão. Aquilo que eu quero dizer é que eu tenho muito orgulho em ser português", afirmou o líder dos comunistas.

E "ser português, ser patriota, implica naturalmente a solidariedade com aqueles que sofrem, designadamente aqueles que são vítimas da guerra, os civis", continuou, frisando que o PCP "condenamos" o "ataque àqueles que, no quadro civil, poderiam naturalmente manter a sua vida com normalidade".

"Neste momento a luta dos ucranianos é uma luta dos portugueses", diz Marcelo

Ao ser questionado sobre PCP, Presidente da República refere que "somos quase todos ucranianos".