Alterações Climáticas Madeira

PAN enumera principais desafios ambientais da RAM no Dia da Terra

None

A delegação da Madeira do PAN (Partido Animais Natureza) veio hoje a público, a propósito do Dia Mundial da Terra, que assinala a 22 de Abril, chamar a atenção aos principais desafios enfrentados pela Região em matéria de Ambiente.

A primeira questão levantada pelo PAN prende-se com a preservação dos recursos hídricos, classificando a gestão dos mesmos, por parte da ARM-Águas e Resíduos da Madeira de "catastrófica".

Porque é a gestão da ÁGUA na Madeira catastrófica? É público que a gestão da ARM é calamitosa, a nível organizativo, mas principalmente na própria gestão da água. A ARM é uma empresa pública com centenas e trabalhadores uma administração nomeada, que custa milhares de euros aos contribuintes da Madeira e do Porto Santo e que não tem reduzido as percas de água.

Numa segunda nota, o PAN refere-se à qualidade do ar, denunciando que "túnel a túnel, a via litoral tem os extratores todos desligados" e que "o nível de poluição nestes é altamente lesivo para a saúde pública".

O dinheiro dos nossos impostos pagam à Via Litoral para ter os extratores a funcionar. Que faz o governo?

Relativamente à protecção animal, o PAN entende que “existe a absoluta necessidade de se criar uma rede regional de acolhimento animal que proceda ao levantamento de todos os espaços aptos a receber animais, de associações ou autarquias locais ou melhoria dos já existentes”.

"Para além da protecção dos animais domésticos, importa promover a protecção de todos os mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, para não continuarmos com a mortandade que tem marcado a última década", sublinha a mesma nota.

O partido defende também que os plásticos descartáveis "já há muito que deviam ter sido banidos da Região", mas acusa o Governo Regional de "adiar o cumprimento desse objectivo e a sua fiscalização".

Por último, o PAN apela ao "fim das agressões à floresta Laurissilva", criticando projectos como a Estrada das Gingas ou teleférico do Curral das Freiras.

O PAN defende a preservação e proteção de cada metro do espaço ocupado pela floresta Laurissilva. As intenções do governo regional para a estrada das Gingas e o Teleférico do Curral, a avançarem, constituem um profundo golpe na Mãe Terra que hoje se celebra.