Madeira

JPP exige ao Governo esclarecimento sobre o Projecto das Algas

None
Foto: DR

O JPP protestou contra o projecto da Fábrica de Algas, no Porto Santo. Rafael Nunes, porta-voz da iniciativa que decorreu esta manhã, na Assembleia Legislativa da Madeira, pede uma posição relativamente ao: "esbanjamento de dinheiros públicos por parte do Governo Regional".

“Sabemos agora que é intenção do Governo Regional, através da Empresa de Eletricidade da Madeira, abandonar este projecto e ceder as instalações a privados, de acordo com declarações tornadas públicas pelo presidente da EEM”, referiu o deputado.

Para o vice-presidente do grupo parlamentar esta é: “mais uma situação que demonstra o total desrespeito e sentido de irresponsabilidade por quem gere fundos públicos”.

O partido afirma que, este projecto considerado “inovador": "nunca teve qualquer retorno para a Madeira".

“Foram 12 anos e mais de 45 milhões de euros, foram dois Presidentes do Governo Regional, dois vce-presidentes e diversos secretários regionais, todos eles foram acérrimos defensores deste projeto, mas que, para a população da Madeira e do Porto Santo, apenas se refletiu numa enorme fatura para pagar” Rafael Nunes

“Quem é que será responsabilizado por mais este arrombo no dinheiro dos contribuintes?”, questionou.

Para o partido, o Governo Regional (GR) "mente": “Foi prometido, em 2015, pelo então secretário regional da Economia, Eduardo Jesus, que em 2017 teríamos retorno efectivo deste projeto. A verdade é que 2017 já passou e nada foi feito. Em 2019, Pedro Calado veio à Assembleia dizer que o projecto das Algas estava em pleno desenvolvimento e que, em 13 anos iria dar retorno, tendo-se iniciado, inclusive, as exportações da Fábrica”.

“Ninguém no Governo Regional teve a coragem de vir a público denunciar esta situação, assumindo este erro, dar a devida razão ao JPP e dizer que, realmente, este é um completo falhanço, um absurdo falhanço, e que alguém terá de ser responsabilizado”, refere o deputado.

Para Rafael Nunes, este é um projecto onde a “única certeza é de que temos um Governo que se desproviu de qualquer plano, de qualquer estudo de rentabilidade económica, mas que apostou milhões e milhões de euros dos contribuintes sem qualquer garantia”.

“Numa Região onde existem claras carências ao nível da saúde, numa Região que ostenta a bandeira da maior taxa de risco de pobreza a nível nacional, numa Região que tem uma taxa absurda de IVA e tem valores absurdos de combustível o Governo Regional dá-se a ao luxo de brincar com milhões e milhões de euros dos contribuintes madeirenses”. Rafael Nunes

“Não podemos permitir que este Governo Regional continue a brincar com o dinheiro dos madeirenses, brincadeiras milionárias em projetos completamente desgovernados e sem que ninguém assuma responsabilidades”, disse o deputado.

O partido vem assim exigir respostas, mas também justificações.

“Exige que o Governo justifique, publicamente, quem é que vai pagar este absurdo de 45 milhões de euros? De que forma é que vai responsabilizar aqueles que foram os causadores deste despesismo público e de que forma é que irá justificar estes 45 milhões que são, agora, vergonhosamente deitados para o lixo?".