Madeira

Movimentos no Aeroporto da Madeira estão a ser afectados pelo vento

O voo da Binter bem tentou, mas acabou por voltar para o Porto Santo. Foto Flightradar24
O voo da Binter bem tentou, mas acabou por voltar para o Porto Santo. Foto Flightradar24

O Aeroporto da Madeira está a ser bastante condicionado pela força do vento que já fez divergir um voo, mais precisamente o voo inter-ilhas que saiu do Porto Santo e que após algumas voltas e tentativas de apanhar uma aberta, os pilotos da Binter Canarias decidiram regressar à ilha.

Um voo da TAP que deveria ter chegado pelas 9h00 acabou por voltar para trás, no caso em concreto para Lisboa, divergido após algumas voltas no ar.

Neste momento, outros três aviões estão às voltas na zona de espera, no espaço aéreo entre a Madeira e o Porto Santo, tratando-se de um voo da Edelweiss Air proveniente de Zurique (Suíça), outro da TUI Airways que vem de Manchester (Reino Unido) e ainda outro da Transavia France que vem de Paris que também já foi divergido para o Porto Santo (pelas 10h00).

Entretanto, antes dos problemas começarem, já tinham aterrado três voos até ás 9h00, um proveniente do Porto (TAP) e dois provenientes de Lisboa (Ryanair e easyJet).

Como habitualmente, as descolagens fazem-se sem problemas, como ocorreram já com os três voos mencionados que conseguiram aterrar.

Prevê-se mais um dia complicado no Aeroporto da Madeira, uma vez que a partir das 18 horas de hoje e até às 12 horas de amanhã irá vigorar um aviso de vento forte (rajadas até 70 km/hora) para as costas sul e norte da Madeira.

E se sem estar em vigor o aviso já há condicionalismos, não é previsível que o cenário melhore. Estão previstas outras 43 aterragens no Aeroporto da Madeira até perto da meia-noite e mais 16 voos até à hora prevista para vigorar o aviso amarelo (41 ao longo de terça-feira). Isto sem contar as descolagens que não acontecerão se não houver aviões a aterrar.