Madeira

Camacha retomou a tradição do Espírito Santo

Veja o vídeo desta tradição do Domingo de Páscoa na Camacha

Esta manhã, o ambiente festivo na Camacha era outro, com o retomar da tradição das visitas do Espírito Santo.

As saloias vestidas a rigor, acompanhas pelas insígnias do Espírito Santo, o fogo, a música e o tapete de flores foram os sinais exteriores vividos, este domingo, numa igreja cheia de fiéis.

Foi também a primeira vez que o padre Óscar Andrade - pároco da Camacha há três anos, presidiu a estas celebrações, interrompidas durante dois anos devido à pandemia de covid-19.

"Estou cá quase há três anos e é a primeira vez que celebro cá a Páscoa. Quando cheguei com a covid-19 e depois, no ano passado, infelizmente apanhei ao vírus e não pude celebrar com a comunidade (...) Claro que já tinha saudades, ainda mais que a minha tese de mestrado é sobre as festas do Divino Espírito Santo", confidenciou o sacerdote.

"É uma riqueza vermos, não só aqui na Camacha, como no resto da ilha, com as suas maneiras de vestir, mas também as músicas escritas por pessoas muito simples. Muitas delas não sabiam ler, mas foram passadas de geração em geração e que marca muito a vida de cada localidade”, sublinha.

Ainda sobre a vivência da Páscoa e das tradição do Espírito Santo, o padre Óscar Andrade explicou que “já tínhamos esta fome e isso vê-se nas pessoas".

"A igreja estava praticamente cheia, mas há que ter cuidado porque ainda há a covid-19. E todo o cuidado é pouco com a nossa saúde, mas também temos de reavivar e dar esse empurrão na nossa tradição”, alertou.

A comunidade da Camacha começa as visitas das insígnias do Espírito Santo sempre no domingo de Páscoa. Hoje com as famílias dos sítios do Ribeiro Fernando e dos Salgados.

“Ao fim ao cabo isto é o reencontro. Quantos deles até são famílias, mas só nestes dias é que se visitam e se encontram", frisou o pároco, fazendo uma referência especial aos "doentes que estão nas suas casas", 

"Nós padres visitamos duas vezes por ano os doentes, no Natal e na Páscoa, mas com a visita do Espírito Santo o encontro é diferente nas famílias e há outra alegria e a saudade", concluiu.