A Guerra Mundo

Turquia tem 22 navios cargueiros presos na costa

None
Foto Getty Images

A guerra está a deixar 22 navios cargueiros turcos presos na costa da Ucrânia, sem possibilidade de irem para o mar, lamentou hoje o ministro dos Transportes turco, Adil Karaismailoglu.

"Temos 22 navios à espera nas costas ucranianas do Mar Negro. Alguns também estão sinalizados na Turquia. Temos que tirá-los de lá", disse o ministro à imprensa turca.

De acordo com a agência turca Anadolu, os navios estão carregados de cereais, óleo de girassol, ferro e outros produtos.

Adil Karaismailoglu contou que, inicialmente, se encontravam cerca de 200 marinheiros nos navios, mas parte deles já saíram, mantendo-se "90 tripulantes que não pediram" para sair, recusando-se a abandonar a sua embarcação.

Segundo o ministro, há cerca de cem cargueiros de vários países presos em portos ucranianos devido à guerra.

Como o conflito também prejudicou as exportações marítimas da Turquia para a Rússia, Ancara está a tentar acelerar o transporte rodoviário através da Geórgia, acrescentou.

A dificultar o tráfego no Mar Negro estão também minas marítimas à deriva, três das quais foram encontradas na costa turca (duas perto do Bósforo e uma na Roménia) nas últimas três semanas.

A Rússia alegou que se trata de minas usadas para defender portos ucranianos, que foram arrancadas das suas âncoras por uma tempestade, uma justificação que não convenceu Adil Karaismailoglu.

O ministro disse ainda que a Turquia mantém dez navios mercantes prontos para participar na evacuação de civis e feridos de Mariúpol (Ucrânia) e para transportar ajuda humanitária, mas não zarparam por falta de acordo entre as partes em conflito.