Orçamento do Estado Desporto

Governo fixa despesa para o desporto em 43,1 milhões de euros

Foto: André Rolo / Global Imagens
Foto: André Rolo / Global Imagens

O Governo fixou em 43,1 milhões de euros o valor da despesa no setor do desporto para este ano, segundo o relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado (OE2022), hoje entregue na Assembleia da República.

O montante representa um aumento de 3,1 milhões de euros em relação a 2021 e de 2,1 milhões de euros face a 2020, dois anos muito marcados pela pandemia de covid-19, mas é inferior em 6,9 milhões de euros ao orçamentado em 2019.

"O Governo vai continuar a potenciar o contributo do desporto, concentrando a sua atuação em dois objetivos estratégicos principais: afirmar Portugal no contexto desportivo internacional e colocar o país no lote das quinze nações europeias com cidadãos fisicamente mais ativos, na próxima década", lê-se no Programa do Governo divulgado no início do mês.

O ministro das Finanças entregou hoje no parlamento a proposta de OE2022 que mantém a economia numa rota de recuperação, ao mesmo tempo que procura mitigar os impactos da escalada de preços devido à guerra na Ucrânia.

O Governo reviu em ligeira baixa a projeção de crescimento económico para 4,9%, face aos 5% no cenário macroeconómico, apresentado em 25 de março no Programa de Estabilidade para o período 2022-2026, mas manteve previsão de um défice de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano.

A proposta de OE2022 vai ser debatida na generalidade na Assembleia da República a 28 e 29 de abril, estando a votação final global marcada para 27 de maio.