Mundo

Seis polícias detidos na Venezuela por morte de jovem

None

Seis polícias venezuelanos foram detidos e estão a ser investigados pela morte de um jovem, que pensaram tratar-se de um criminoso, num restaurante de Carúpano, Estado de Sucre, 530 quilómetros a leste de Caracas.

Segundo um relatório policial, os polícias são agentes do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária) e a morte aconteceu na sexta-feira.

Segundo a imprensa local, os polícias estavam a almoçar no restaurante quando a vítima, Daniel Alejandro Lezama Ramírez, 22 anos, depois de se sentar numa mesa levou a mão à cintura para tirar a sua identificação, gesto que foi interpretado como o de sacar de uma arma tendo sido alvejado várias vezes.

Num relatório policial os policias alegaram que tinha havido um confronto, mas um vídeo das câmaras de segurança do restaurante, divulgado nas redes sociais, contradiz a versão dos polícias mostrando que não houve qualquer interação entre a vítima e os polícias.

Algumas testemunhas referiram que quando perceberam que a vítima não tinha qualquer arma, os polícias levaram o jovem a um centro de saúde local.