A Guerra Mundo

Presidente ucraniano pediu mais ajuda em discurso remoto no parlamento britânico

None
Foto EPA

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discursou hoje, numa intervenção inédita, por videoconferência no parlamento britânico, onde repetiu o pedido por uma zona de exclusão aérea e o reforço das sanções contra a Rússia. 

Após ser recebido com uma ovação de pé de centenas de deputados que encheram os bancos da Câmara dos Comuns, Zelensky agradeceu a "ajuda dos países civilizados" e do primeiro-ministro, Boris Johnson, mas disse que é necessário mais.   

"Por favor, aumentem a pressão das sanções contra aquele país [Rússia] e reconheçam este país como um estado terrorista. E, por favor, garantam que os nossos céus ucranianos são seguros. Por favor, certifiquem-se de que fazem o que precisa de ser feito", disse.

Zelensnky prometeu que os ucranianos vão continuar a lutar contra "um dos maiores exércitos do mundo". 

"Não vamos desistir e não vamos perder. Vamos lutar até ao fim no mar, no ar, vamos continuar a lutar pelo nosso solo, seja qual for o custo. Vamos lutar nas florestas, nos campos, nas margens, nas ruas", disse. 

No final, Boris Johnson elogiou a coragem dos ucranianos envolvidos na defesa do país contra a invasão russa e reiterou a determinação em ajudar a Ucrânia, com armas, "apertando o nó económico" com sanções, incluindo o fim da importação de petróleo russo. 

"Vamos usar todos os métodos que pudermos - diplomáticos, humanitários e económicos - até que [o presidente russo] Vladimir Putin falhe neste ataque desastroso e a Ucrânia seja livre mais uma vez", concluiu. 

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, manifestou admiração por Zelensky ter ficado no país para lutar e reiterou o apoio ao Governo na aplicação de sanções e outras medidas, enquanto o líder dos Liberais Democratas, Ed Davey, sugeriu que o Presidente ucraniano seja distinguido com o título de "cavaleiro honorário".   

A intervenção foi inédita já que quando líderes estrangeiros são convidados a discursar no parlamento britânico fazem-no pessoalmente e os próprios deputados estão impedidos de participar nos trabalhos remotamente.  

O discurso, em ucraniano, foi transmitido em ecrãs instalados na câmara e traduzido simultaneamente, o qual foi escutado pelos deputados através de auscultadores. 

Zelensky fez uma intervenção virtual no sábado para o senado norte-americano, na qual urgiu a NATO a fazer cumprir uma zona de exclusão aérea na Ucrânia para reduzir os ataques da Rússia, mas o Reino Unido tem resistido a esta hipótese devido ao risco de agravar o conflito para uma guerra à escala mundial. 

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.