A Guerra Mundo

Governo ucraniano anuncia acordo para retirada de civis de Sumy

 DIMITAR DILKOFF/AFP via Getty Images
 DIMITAR DILKOFF/AFP via Getty Images

A Ucrânia anunciou hoje a abertura de um corredor humanitário para retirar a população civil de Sumy, no nordeste do país, informou a vice-primeira-ministra e ministra para a Reintegração dos Territórios Ocupados da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

"Foi acordado um cessar-fogo ao longo da rota a partir das 09:00, horário local (07:00 em Lisboa)", disse Iryna Vereshchuk numa mensagem de vídeo.

A ministra ucraniana acrescentou que o corredor estará aberto até às 21:00, horário local (19:00 em Lisboa) e que o a rota será feita entre Sumy, Golubivka, Lojvitsa, Lubny e Poltava.

"Nenhuma outra rota foi acordada", afirmou Vereshchuk, acrescentando que a abertura do corredor para Sumy foi notificado pelo Ministério da Defesa russo ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Por outro lado, a Rússia tinha anunciado, na noite de terça-feira, o estabelecimento de um cessar-fogo local em várias cidades ucranianas a partir das 10:00 locais (07:00 em Lisboa) de terça-feira para permitir a evacuação de civis por corredores humanitários.

"A Federação Russa anuncia um cessar-fogo a partir das 10:00, horário de Moscovo (07:00 em Lisboa) de 08 de março" para a retirada de civis de Kiev, bem como das cidades de Sumy, Kharkiv, Cherniguiv e Mariupol, disse a célula do Ministério da Defesa russo responsável pelas operações humanitárias na Ucrânia, em comunicado citado por agências de notícias russas.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.