A Guerra Mundo

"Quaisquer medidas no sector dos combustíveis serão de decisão política"

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) responde que "quaisquer medidas no sector dos combustíveis serão de decisão política"

None

A ERSE destaca que a subida do preços dos combustíveis é resultado da evolução dos mercados grossistas internacionais, sem passar pela regulação, e que "quaisquer medidas" para mitigar o impacto nos consumidores serão "de decisão política".

Questionada pela Lusa sobre eventuais medidas para atenuar a escalada do preços dos combustíveis, pela 10.º semana consecutiva, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) responde que "quaisquer medidas no sector dos combustíveis serão de decisão política".

"Importa reconhecer que o impacte nos preços finais, observado recentemente, é fundamentalmente pressionado pela evolução dos preços dos mercados grossistas internacionais, não controláveis pela regulação e pela metodologia colocada a consulta pública", refere o regulador do setor energético.

A ERSE refere ainda, em resposta à Lusa, que, "no quadro das suas competências, colocou recentemente em consulta pública a metodologia de supervisão do mercado dos combustíveis, designadamente no que respeita aos preços praticados ao longo da cadeia de valor", que permitirá "avaliar a adequabilidade das margens de cada um dos segmentos da cadeia de valor dos combustíveis" e "detetadas situações anómalas, no quadro da Lei, a ERSE, ouvida a Autoridade da Concorrência, apresentará proposta de intervenção ao Governo para a tomada de decisão".

O secretário de Estado da Energia anunciou hoje que haverá medidas para mitigar a subida dos combustíveis, que na próxima semana será de 14 e oito cêntimos/litro no gasóleo e na gasolina, respetivamente, mas considerou "impossível" anulá-los.

"Haverá medidas para mitigar o impacto da subida dos combustíveis, agora temos de ter uma coisa presente, que é: uma crise desta magnitude em todas as áreas dos combustíveis, obviamente não dá liberdade total ao Governo para anular o efeito negativo de uma crise", disse João Galamba aos jornalistas, à margem de uma conferência promovida pelo jornal 'online' ECO sobre "A guerra na Europa e o choque energético", onde tomou conhecimento da subida prevista nos preços dos combustíveis na próxima semana.

Na próxima semana, o gasóleo deverá registar um agravamento de cerca de 14 cêntimos por litro, enquanto a gasolina ficará oito cêntimos mais cara, naquela que será a 10.ª subida consecutiva de ambos os produtos.

No gasóleo, "o aumento desta semana será quase tão grande quanto o acumulado desde o início do ano: até esta subida, o preço médio do litro do 'diesel' simples tinha aumentado 17,4 cêntimos", segundo uma nota da BA&N Research Unit.

Esta forte subida vai levar os preços médios dos combustíveis simples para 1,815 euros por litro no caso do gasóleo e 1,912 euros no caso da gasolina, aproximando-se os valores entre ambos, refere ainda.