Madeira

Temáticas da igualdade e da eliminação da violência contra as mulheres em debate no Funchal por iniciativa do PS

None

As questões da igualdade, da não discriminação e da luta pela eliminação da violência contra as mulheres vão estar em debate, na próxima terça-feira, dia 8, em duas iniciativas que, embora em palcos diferentes, surgem ambas por iniciativa do Partido Socialista. Para o efeito, os dois momentos terão como convidada Elisabete Brasil, jurista e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

Atendendo à celebração do Dia Internacional da Mulher e à necessidade de combater a discriminação e a violência contra as mulheres, o Grupo Municipal do PS-Funchal apresentou um requerimento com vista à realização de um debate específico na Assembleia Municipal, até porque, ao contrário de anos anteriores, nem este órgão nem a autarquia manifestaram preocupação em assinalar esta data.

“Apesar de consagrada em legislação nacional e internacional, é um facto comprovado que as mulheres continuam a não ter igualdade de oportunidades e de tratamento nas sociedades atuais, mesmo nas mais desenvolvidas”, refere a porta-voz do Grupo Municipal do PS. Andreia Caetano sublinha que promover o fortalecimento da situação das mulheres na sociedade estimula a produtividade e o crescimento económico, pelo que é importante continuar a estabelecer pensamento crítico nestas áreas, de forma a contribuir para a eliminação das diversas formas de violência de género, promovendo igualdade entre mulheres e homens no acesso ao mundo do trabalho, ao nível das remunerações salariais, das posições de liderança e de tomada de decisões e na vida política.

Aproveitando a vinda de Elisabete Brasil à Região, as Mulheres Socialistas da Madeira irão igualmente promover um debate sobre estas temáticas, de modo a assinalar o Dia Internacional da Mulher. De referir que, além de jurista e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Elisabete Brasil é formadora e supervisora de estruturas de atendimento e acolhimento da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e assume funções de coordenação técnica da ‘Lisboa+Igualdade: Atendimento e Prevenção da Violência Doméstica e de Género’. A oradora convidada tem também colaborado no diagnóstico, implementação e avaliação de políticas públicas nacionais em matéria de violência contra as mulheres, doméstica e de género, bem como participado como investigadora em projetos nacionais e europeus na mesma área.