A Guerra Madeira

Governo Regional cria bolsa de famílias voluntárias para acolhimento de ucranianos

Foto DR
Foto DR

O Governo Regional está a preparar a criação de uma bolsa de famílias madeirenses que estejam disponíveis para, de forma voluntária, acolher alguns dos ucranianos que estavam na Madeira de férias e que, perante o despontar da guerra no seu país, decidiram ficar na Região.

A novidade foi adiantada esta manhã por Rita Andrade, aquando da sua presença numa das sessões de esclarecimento que vão decorrer ao longo desta sexta-feira, na unidade hoteleira onde estes cerca de sessenta cidadãos da Ucrânia estão alojados.

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania deu conta de que várias famílias madeirenses se têm disponibilizado para ajudar estas pessoas, nomeadamente através da disponibilização de alojamento. 

Sobre as acções que o Governo Regional já tem no terreno, Rita Andrade destaca as entrevistas personalizadas que estão em curso. Nestas entrevistas, com a duração aproximada de 30 minutos por cada pessoa, para aferir quais são as suas reais intenções, que emprego poderá ser mais adequado e que tipo de apoios sociais poderão necessitar. 

Sobre as famílias que voluntariamente pretendam acolher cidadãos ucranianos, ao longo do dia de hoje será disponibilizado um questionário on line, para que possam dar conta de quais são as suas disponibilidades e que meios e estruturas podem colocar à disposição destas pessoas. Em função do que venha a ser apurado, será feito um cruzamento de informação, no sentido de adequar a oferta às necessidades. 

Neste momento, estas famílias ucranianas têm alojamento e alimentação assegurados pelo Governo Regional, através da Linha de Emergência Social. No âmbito da protecção internacional, estas ajudas podem ser disponibilizadas pelo período máximo de um ano.