A Guerra Madeira

42 famílias e 98 empresas madeirenses disponíveis para acolherem cidadãos ucranianos

None
Foto Rui Silva / ASPRESS

No balanço da operação ‘SOS Ucrânia’ levado a cabo pelo Governo Regional, a secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, destacou o papel solidário e fundamental da população madeirense no acolhimento dos refugiados ucranianos.

“Os madeirenses são um povo solidário e estão a demonstrar isso novamente”, frisou, acrescentando que 42 famílias madeirenses, de forma voluntária, já manifestaram disponibilidade para receber cidadãos ucranianos nas suas casas.

A secretária regional que tutela a pasta da Inclusão Social também informou que está a decorrer o processo de realojamento de 13 cidadãos ucranianos, correspondentes a quatro famílias. Desse modo, essas pessoas serão transferidas hoje para habitações no Funchal, Calheta e Santa Cruz.

Para além disso, 98 empresas regionais também já manifestaram vontade para integrarem refugiados ucranianos nos seus locais de trabalho, correspondendo assim a 125 ofertas de emprego, sendo que 52 são especificamente destinados à comunidade ucraniana. 

Neste momento, já completaram o processo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) 237 pessoas ucranianas, incluindo o grupo de estrangeiros que já se encontrava na Região na altura que se desencadeou o conflito no Leste da Europa. Desse universo, constam 124 mulheres, 59 homens e 54 crianças. 

Deste grupo, 39 crianças vão ser integradas nas diversas escolas da Madeira, conforme o local das suas habitações, e 101 adultos já expressaram vontade de trabalhar na Região.