A Guerra País

Portugal concedeu 8.250 pedidos de protecção temporária

None
Foto Lusa

Portugal concedeu até hoje 8.250 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, revelou à Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O Governo português concede proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, atribuindo números de identificação fiscal, Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde.

O SEF lança hoje também uma plataforma 'online', em três línguas diferentes, para pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos.

A plataforma 'SEFforUkraine.sef.pt' "possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer 'online' um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses", segundo o SEF.

A plataforma contém ainda informação relativa aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.