Madeira

Três bispos do Funchal presentes na tomada de posse de D. José Ornelas Carvalho

Sé de Leiria repleta de fiéis para cerimónia em que a família madeirense está em força

None Ver Galeria

O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, acompanhado dos bispos eméritos, D. Teodoro de Faria e D. António Carrilho, marcam presença na tomada de posse do  madeirense D. José Ornelas Carvalho como novo bispo de Leiria-Fátima, numa cerimónia que decorre na Sé de Leiria.

O novo bispo chegou ao largo da Sé acompanhado pelo anterior chefe da Igreja leiriense D. António Marto e foi depois saudado por fiéis, autoridades e representantes da Diocese, antes de entrar na Catedral de Leiria.

A ministra da Administração Interna e da Justiça, Francisca Van Dunem e o secretário de Estado Ajunto e da Saúde, Lacerda Sales, marcam presença na cerimónia em que participa a família do bispo madeirense.

O Papa Francisco nomeou a 28 de Janeiro D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), como bispo de Leiria-Fátima, sucedendo no cargo ao cardeal D. António Marto, que apresentou a sua renúncia.

O novo responsável, de 68 anos, estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

Uma biografia feita plea agência Ecclesia refere que o sexto bispo de Leiria-Fátima desde a restauração da diocese, em 1918, nasceu a 5 de janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos); foi ordenado padre na sua terra natal, a 9 de agosto de 1981.

Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi docente desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.

Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu a 1 de julho de 2000; seria eleito superior geral dos Dehonianos a 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de junho de 2015.

Após estes mandatos, D. José Ornelas Carvalho tinha sido indigitado, a seu pedido, para uma missão em África; o Papa Francisco nomeou-o bispo de Setúbal, a 24 de agosto de 2015 e a sua ordenação episcopal teve lugar a 25 de outubro do mesmo ano, na Catedral da diocese sadina, onde tomou posse.

Em Junho de 2020 foi eleito presidente da CEP.