Clube Naval - Afinal o que se passa?

Desde 1 de janeiro que o Clube Naval do Funchal na Quinta Calaça não tem bar nem restaurante.

A direção não esclarece.

O Presidente da Assembleia Geral que representa os sócios não convoca uma reunião.

O facebook do Clube, sem referir o que se terá passado, na primeira quinzena de janeiro indicava que havia duas alternativas. Ou o Clube explorava diretamente o restaurante ou encontraria outro concessionário. E dizia que abriria no prazo máximo de duas semanas. (este post já foi retirado !!! da página do Clube).

O Diário noticiou na altura que o empresário do restaurante justificou o encerramento com uma desbaratização. Explicações desencontradas que deixam antever problemas entre a direção e o concessionário.

A reportagem do Diário referiu que não tinha sido possível chegar à fala com o Presidente. Situação no mínimo estranha o Senhor Presidente não se disponibilizar para esclarecer.

Faz agora dois anos o Senhor Dr António Fontes disse na cerimónia inaugural do espaço, com pompa e circunstância que a restauração era o dossier mais difícil do Naval.

Admito que não seja fácil elaborar caderno de encargos, fazer concurso e escolher uma boa equipa, honesta e competente para trabalhar num clube que é dos maiores da Madeira. Mas a Direção fez mais que isto. Complicou o futuro ao autorizar que o concessionário, à sua responsabilidade, fizesse obras e instalasse equipamentos. Agora estará tudo mais difícil com investimento externo no património do clube. O Senhor Presidente que é jurista saberá da poda onde se meteu.

O Clube Naval do Funchal, com estatuto de utilidade pública deve explicações aos milhares de sócios que querem o bar e restaurante a funcionar, num clube com larga tradição social de reuniões de amigos e não apenas balnear. Para isso cumprem com as quotas e pagaram obras com quota extra. Além do serviço que não presta aos sócios, o clube está a perder dinheiro com esta inactividade do restaurante. Por exemplo a Transquadra velejou pelo Funchal, mas não passaram pelo restaurante as centenas de pessoas associadas a este evento.

Afinal o que se passa de tão grave?

JF