Madeira

Mau tempo provoca 200 mil euros de prejuízo no Clube Naval do Funchal

Clube admite resolver os “graves prejuízos” com meios próprios

None
Foto DR

Consequência do temporal marítimo nunca antes visto, com seis dias de forte agitação marítima e impiedosa rebentação de sul/sudeste, há a registar danos significativos na zona balnear da Quinta Calaça, a sede social do Clube Naval do Funchal (CNF).

“Na Quinta Calaça estamos com graves prejuízos e na Marina do Funchal – que é concessão do CNF - com grandes prejuízos também”, revelou António Fontes, presidente do CNF, à margem da cerimónia de inauguração da Exposição ‘Pegada Azul’ no Village da X Edição da Regata Internacional TRANSQUADRA/2ª etapa, no Cais 8 Porto do Funchal.

Com a piscina da Quinta Calaça completamente desprotegida à forte rebentação de sudeste, o dirigente estima que os prejuízos infligidos pelo mar na zona balnear possa rondar “uns 200 mil euros, senão mais”, admite.

Apesar do contratempo e de quase uma semana de forte apreensão, António Fontes recusa ‘estender a mão’ ao governo para avançar com as obras marítimas que terão que acontecer com brevidade, sob pena de comprometer a segurança da mesma.

“Temos imaginação. Nós não batemos nas entidades públicas. Nós vamos resolver os problemas com meios próprios”, afirmou.

Na página do CNF no Facebook, na última sexta-feira, dia 21 de Janeiro, quando o estado do mar dava os primeiros sinais de abrandar, ficou o aviso: “As alterações climáticas, são nos dias de hoje uma razão para nos precavermos e ainda assim poderá não ser suficiente”.