País

easyJet anuncia mais dois aviões, 350 mil lugares e três novas rotas no Porto

None
Foto AFP

A easyJet anunciou hoje que vai basear mais dois aviões no aeroporto do Porto que lhe permitirão abrir três novas rotas para Porto Santo, Madrid e Colónia, reforçar a capacidade em 350 mil lugares e criar 70 empregos diretos.

Com este reforço, a companhia eleva a frota em Portugal para um total de 15 aviões baseados (cinco em Lisboa, seis no Porto e quatro em Faro) e os postos de trabalho para mais de 520 pessoas, das quais 214 baseadas no Porto, avançou em conferência de imprensa o diretor-geral da easyJet para Portugal, José Lopes.

Para além dos 15 aviões baseados no país, a companhia aérea de baixo custo ('low cost') tem ainda uma capacidade adicional de 16 aeronaves não baseadas (cinco em Lisboa, quatro no Porto, seis em Faro e uma no Funchal).

Destacando o "grande potencial" da região do Porto e Norte de Portugal, José Lopes afirmou que, nos últimos sete meses, a easyJet conquistou a segunda posição de companhia aérea a operar no Porto, crescendo 9% face ao período pré-pandemia.

No total, são já 14 milhões os passageiros transportados pela easyJet para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro desde que começou a operar na região, em 2007, e onde em 2015 abriu uma base, passando agora a assegurar um total de 23 rotas de e para oito países.

Com as três novas rotas anunciadas e o reforço da capacidade noutras 10 rotas que já opera, a 'low cost' vai acrescentar 350 mil lugares adicionais a partir do Porto no verão deste ano.

Também presente na conferência de imprensa, o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, congratulou-se com esta aposta da easyJet na região que, garantiu, "está a trabalhar com todos aqueles que com ela querem trabalhar".

Relativamente à TAP, Luís Pedro Martins disse estar ainda "a aguardar qual o plano de retoma" que vai apresentar para a operação no aeroporto do Porto, mas garantiu: "Se não for com a TAP, terá de ser com outras companhias. Se a TAP ocupa 10% da operação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, é natural que alguém ocupe os outros 90%. Cada companhia terá de responder por si".

Quanto às novas rotas hoje anunciadas pela easyJet no Porto, a ligação para o Porto Santo estará disponível para viagens a partir de 01 de maio até ao final de outubro, com duas frequências semanais, enquanto a rota para Colónia será operada duas vezes por semana e a conexão com destino a Madrid terá cinco frequências semanais, ao longo de todo ano, estando ambas as ligações disponíveis no início de abril.